18 agosto 2011

A importância do Protetor Solar


Olá, meninas! Acho importante falar sobre o uso do protetor solar para tentar conscientizar as minhas leitoras e amigas a usarem SEMPRE o filtro solar e discutir também sobre o fator FPS. Afinal, faz diferença ou não usar um filtro solar com FPS maior do que 30?

Vocês sabiam que no Brasil, o câncer mais frequente é o de pele? Ele corresponde cerca de 25% de todos os tumores diagnosticados em todas as regiões geográficas, segundo o Ministério da Saúde. E seu maior causador é a radiação ultravioleta natural, proveniente do sol. Além disso, se expor por muito tempo no sol e nos horários mais quentes, além de queimar e deixar a pele irritada, ainda colabora para o envelhecimento precoce. E tenho certeza de que rugas ninguém quer ter tão cedo, né?

O que a maioria das pessoas não sabe é que filtro solar acima de 30 FPS tem pouca diferença. Mas como?

Antes de entrar nesse assunto, é importante saber o que é FPS. De acordo com a wikipedia kkkkk, o FPS "é uma medida de laboratório que indica a efetividade do filtro solar: quanto mais alto o valor do FPS, maior a proteção que o filtro solar oferece contra raios UV-B (a radiação ultravioleta que causa a queimadura solar). O FPS indica a relação entre o tempo que a pessoa pode se expor à luz solar usando filtro solar antes de se queimar e o tempo que ela pode ficar exposta à luz solar sem se queimar. Por exemplo, uma pessoa que se queimaria depois de 12 minutos no sol deve se queimar 2 horas (120 minutos) se protegida com um filtro solar de FPS 10 (10 vezes mais proteção). 

Na prática, a proteção de um filtro solar depende de fatores como:
- O tipo de pele (cor) do usuário;
- A quantidade que é aplicada e a freqüência de reaplicação;
- Atividades que o usuário faz (por exemplo, nadar leva a uma perda de filtro solar da pele);
- Quantidade de filtro solar que a pele absorve.

Para escolher o FPS deve se relevar as seguintes condições: as pessoas têm que usar, no mínimo, FPS 15, inclusive para quem tem pele mais morena, defesa feita por unanimidade pelos dermatologistas. A regra é: quanto mais clara for a pele, mais alto deve ser o FPS. Os dermatologistas garantem que vale a pena investir nos fatores de proteção mais altos, mesmo que as diferenças de proteção não sejam muito grandes - o FPS 15 filtra 93,3% da radiação ultravioleta B, enquanto o FPS 30 evita 96,7%. "Ainda não é possível se proteger 100%, porém com valores mais altos se consegue um aumento do espectro de proteção", diz o dermatologista Humberto Ponzio."

Ou seja, acima de 30 o FPS dos produtos aumenta sim, mas não consideravelmente. “Um protetor solar de FPS 60 não é duas vezes mais forte que um de 30”, explica Claudio Mutti. Para pacientes com melasma ou sensibilidade ao sol, esse aumento faz diferença, mas não para a maioria das pessoas. Lembrando que esse não é o único critério a ser considerado na hora da escolha.

E outra coisa fundamental é saber usar, gente! Não adianta ter um protetor bapho e passar só um pouquinho na pele, para economizar. Quando se faz isso, um fator 30 pode ter efeito de apenas 15. Então não tenha pena, use mesmo! 

O mais importante: USE! Com FPS 15, 30, 50, 60, o importante é usar filtro solar! Desde que comecei a usar diariamente, há 7 anos, sei a diferença que faz incluir um protetor solar na rotina! Então eu, todos os dermatologistas e o Pedro Bial recomendamos o filtro solar! kkkkkk 
E aí, vocês já usam? 
Comentários
8 Comentários

8 comentários:

A dermatologista me passou o Episol Sec FPS 30, o problema é ter o dinheiro pra comprar. kkkkkkk
Não, nem vou usar uhaeuehuae
Só quando for pra piscina/praia.
Ariany, esses protetores bons são caros mesmo, mas duram horrores! Já tenho meu MINESOL há 8 meses! tudo bem q não dura mais nem duas semanas, mas valeu cada centavo! xD
Câncer de pele é o que tem a maior incidência no mundo inteiro, não só no Brasil.

"Wear sunscreen" :)
Vendo por esse lado, é só fazer em 8 vezes... kkkkkkk!xD
Ziilda, que bom que vc voltou a postar mais vezes! Adooooro =)
Eu tbm sou super maníaca de protetor solar =p Meu hidratante tem protetor, minha base, meu pó, kkkkkk Passo inclusive nas manchas de cicatrizes pra evitar que escureçam (tbm uso creme clareador, aí o uso do protetor é obrigatório né).

Bjo!
Acho bem importante conscientizar as pessoas sobre isso, comecando por mim, pq realmente nao tenho o habito de usar protetor solar de forma alguma. Assim, ainda quando vou pra praia uso, mas so se for mesmo ficar no sol, mas tem realmente que usar sempreee! Paciencia. ehehueih.
Eu já sou conhecida por onde eu passo pela minha mania por protetores! Uso fator 100 no rosto e 60 no corpo! Pode parecer loucura usar um FPS tão alto, mas realmente surte mais efeito! Não preciso passar tantas vezes durante o dia pra retocar o protetor. Uso inclusive make com protetor pra complementar e até para os cabelos uso um protetor especial! A pele agradece e a minha velhice (com a pele bonita e saudável, s Deus quiser)!!

Postar um comentário