19 outubro 2011

Sobre clareamento dental

Olá, meninas! Muita gente me pergunta sobre o clareamento dental, então resolvi contar a vocês a minha experiência. Como eu usei aparelho fixo por 10 anos (SIM, 10 anos, e só tirei o fixo em junho do ano passado), assim que ele foi tirado, notei que meus dentes ficaram um pouco amarelos. Isso me incomodava bastante, então falei com meu dentista sobre fazer um clareamento (quem quiser o telefone dele, aliás, é só me mandar um e-mail para dinhapaivablog@gmail.com). É uma pena que não tenho fotos do meu sorriso de antes do tratamento, pois fiz praticamente assim que tirei o aparelho.

Meu dentista me informou que no meu caso, a melhor maneira de clarear os dentes era combinar os dois tipos de clareamento existentes: laser + caseiro, então resolvi tentar ambos. Primeiramente, fizemos 3 sessões do laser (uma semana de intervalo entre cada uma), e depois 3 semanas do clareamento caseiro, até chegar ao tom que eu gostaria, dentro do possível, claro, sem que prejudicasse meus dentes. Mas lembre-se que só o dentista de vocês vai saber qual é o melhor tipo para vocês, pois tem gente que nem pode fazer o a laser pelo fato de ele ser um pouco mais agressivo, e algumas pessoas já têm os dentes mais sensíveis naturalmente.

O clareamento a laser é bem eficiente. Fiz 3 sessões e clareou bastante. Meu noivo disse que notou a diferença desde a primeira sessão. O dentista coloca óculos escuros na pessoa e um instrumento na boca para deixá-la aberta, e passa uma pasta na gengiva para protegê-la, para só então colocar o laser. É desse jeito aqui:
O que eu senti em relação ao laser:
No primeiro dia em que a gente faz uma sessão, os dentes ficam tão sensíveis, que até o ar passando nos dentes dói. Tive que tomar remédio para dor, pois realmente dói. Porém, no outro dia, é como se nada tivesse acontecido e continua assim até o primeiro dia de uma outra sessão, onde dói da mesma maneira novamente. O intervalo entre uma sessão e outra é de uma semana, e acho que a dor é suportável, tendo em vista a diferença que faz. A minha dica é marcar o dentista à noite, de preferência, pois assim que terminar a sessão, você vai para casa, dorme, e já acorda novinha!

Já o clareamento caseiro é bem mais tranquilo, e embora o nome seja "caseiro", tem dentistas que preferem fazê-lo no consultório, mas o meu dentista fez em casa mesmo. Primeiramente é feito um molde da sua arcada dentária, de plástico, daí você recebe uma ampola com um gel para colocar uma gotinha em cada dente do molde, e depois o coloca na boca. Desse jeito aqui:
Dependendo da potência do gel, o dentista pede para ficar com o molde apenas 1 hora ou até mesmo para dormir a noite toda. No meu caso, eu só ficava 1 hora com o gel. Não incomodava, não ardia, nada. E o resultado foi bem satisfatório também, adorei e achei bem prático. Usei apenas uma ampola do gel clareador, e ela só acabou em 21 dias. Tem gente que usa mais ampolas, e é normal usar mais, mas eu fiquei satisfeita com o resultado de apenas uma. O melhor de tudo é que não tem a dor do laser, mas em compensação, não tem um efeito imediato, então precisa ter mais paciência. Mas sim, é bem eficiente e vale a pena.
Ah, durante o tratamento, eu usava a pasta Colgate Sensitive Pro-Alivio, o dentista me deu várias amostrinhas, e realmente aliviava bastante a sensibilidade.

Com certeza, ambos clareamentos têm suas vantagens, mas quando se inicia um tratamento desses, é bom saber de algumas coisinhas:
1. Durante o tratamento, é preciso evitar comidas que contenham corantes, como chocolate preto (pode comer o branco), Coca-Cola, café, molho de tomate, sucos escuros, enfim, todas as comidas que sejam mais coloridas e escuras. Eu só comia chocolate branco e só bebia Sprite, além de só comer comidas com molho branco, na época.
2. O clareamento só funciona em dentes. Próteses e restaurações com resina, etc, não clareiam, e precisam ser trocadas ao final do tratamento, para deixar tudo da mesma cor.
3. Em torno de um ano e meio a dois anos após o tratamento, geralmente os dentes escurecem um pouco (até mesmo porque a gente relaxa e volta a comer tudo que escurece os dentes), porém sem voltar ao tom de antes do tratamento, sendo necessário fazer uma sessão clareadora de manutenção. O meu só faz 1 ano e 3 meses, e com certeza não tá branquíssimo como na época em que fiz o clareamento, mas também não sinto necessidade ainda de fazer uma manutenção.

Sobre a sensibilidade dos dentes:
Muita gente tem medo de encarar um clareamento dental por pensar que os dentes vão ficar super frágeis e sensíveis, mas é interessante saber que isso nem sempre acontece. E um bom dentista só vai deixar você clarear os dentes até um tom que seja saudável para você. Tem gente que quer deixar os dentes brancos demais, e nem sempre isso é possível. Por isso, é fundamental um acompanhamento durante o tratamento. Ah, vale lembrar também que a maioria das celebridades só têm os dentes suuuuper branquinhos porque fazem o uso de facetas dentárias, que são finas lâminas de resina composta ou porcelana que são coladas na frente dos dentes.
Enfim, no meu caso, meus dentes só ficaram sensíveis no dia em que eu fazia uma sessão a laser e no final do tratamento caseiro, mas era suportável e, passado o tratamento, a sensibilidade voltou a ser a mesma de antes, ou seja, não afetou em nada a minha saúde bucal, e posso tomar sorvete sem sentir dor, com certeza! kkkkkkkkkk

É isso, meninas. Desculpem o post grande, queria realmente falar tudo que sei sobre o assunto, mas espero que vocês tenham gostado! ;)
Comentários
14 Comentários

14 comentários:

Oi, Zilda! Muito bom o seu post. Tá tudo super bem informado! Só reforçando aqui q deve-se sempre ter acompanhamento de um dentista! Só ele sabe até onde os seus dentes podem ser clareados e como controlar a sensibilidade deles.

Beijos!
http://manualfashion.blogspot.com/
Obrigada, Marilia! ;) Pois é, frisei lá no final a importância do acompanhamento de um dentista, afinal é um tratamento bem agressivo, né! ^^ bjoooo
Exatamente! =)
Ah, valeu por listar o meu blog...
Tb coloquei o teu no meu blogroll! ;)
beijoo
amei o post! tava querendo fazer tb (o caseiro), mas tenho medo de ficarem muito sensíveis. :~~
Eu fiz o tratamento caseiro. Usei 2 ampolas e uso a terceira esporadicamente. Meu dente não ficou branquíssimo, mas melhorou bastante e o resultado é bem natural!
muito esclarecedor, zilds! parabéns! :)
ALELUIA um post decente sobre clareamento!
Tô louca pra fazer e nunca achava. Meu problema mesmo é a sensibilidade mardita, não posso tomar coisa quente nem gelada. Dói DEMAIS. ><"
Mas dps dessa vou no dentista e tentar ser feliz :D
Ai, zilda, adorei³³ o post!!! tinha muitas dúvidas com relação a isso!! Primeiro eu preciso é arrumar coragem e ir ao dentista pra fazer com que ele corrija meus dentinhos tortos ehehuehue :P ficou perfeito o post!!
Mas e no caso de quem já tem dentes sensíveis... não faz piorar a "sensibilidade"?
Meninas, muito obrigada a todas por terem lido esse post imenso e ainda terem gostado! xD fico muito feliz, sério mesmo.

Ariany, vai lá ser feliz, mulher, vale muito a pena!

Hannah, teus dentes são super brancos já, mulher! kkkk mas se tem vontade, o caseiro praticamente não faz diferença na sensibilidade, e depois volta ao normal, então fala com teu dentista! o/

Valter, aí já não sei te dizer, só sei dizer que em mim não afetou em nada, e pode ser que em vc, mesmo tendo dentes sensíveis, também não afete. O normal é não afetar, a não ser que você queira clarear mais do que é possível, entende? Mas com um bom acompanhamento por um dentista, acredito que dificilmente isso acontecerá! ^^
Não querendo ser incoveniente mais ja sendo.(rsrsrsrsr)
Quanto vc pagou pra fazer esse tratamento?
Se não quiser responder tudo bem..

E seu post ta muito bem explicadinho adorei mesmo...
Mad Moselly, me manda um e-mail que eu te digo quanto paguei, pode ser?! ;)
nem sempre dói. eu fiz o laser em tres sessoes e nao senti absolutamente NADA...nem antes, nem durante e nem depois...rsrs....
bjos

Postar um comentário